As ilhas mais freqüentadas com pontos de mergulho variado são: Ilha Anchieta, Ilha das Couves, Ilha Rapada e o lindo arquipélago da Ilha vitória ( Ilha dos Pescadores, Ilha das Cabras e a Vitória), mas ainda é possível fazer mergulho na Ilha comprida, ilha do Prumirim, Ilha da Selinha, Ilha do Mar virado, Ilha dos Porcos Pequena, entre outras.
Veja um vídeo sobre mergulho em Ubatuba:
PONTOS DE MERGULHO EM UBATUBA
Particularidades: :
Durante a navegação até o arquipélago, é comum a avistagem de grupos de golfinhos nariz-de-garrafa, baleias de Bryde e até Jubartes. Nas ilhas não há praias, seus entornos são formados por costões rochosos e reentrâncias chamadas de sacos, proporcionando variados perfis para os mergulhos. As profundidades nos pontos deste destino podem variar de 5 a 52 metros e a visibilidade varia muito em função das correntes e condições climáticas, alcançando 25 metros nos melhores dias.
Descritivo dos pontos de mergulho do Arquipélago da Ilha da Vitória:
Ilha da Vitória – Canal dos Pescadores
GPS: 23º 44’ 18.40” S / 45º 01’ 15.70” W
Profundidade: 5 a 12 metros
Condições de fundeio: abrigado dos ventos de SE e S
Características – o mergulho começa em um pequeno saco abrigado da Ilha dos Pescadores, próximo a costeira de pedras até o fundo de areia aos 5 metros de profundidade, onde podem ser vistas raias e moréias. Nadando-se mais ao sudoeste em direção ao centro do canal a profundidade aumenta e o fundo vai se transformando em um parcelado. No canal, deve-se ter atenção com a possibilidade de correntes marinhas devido ao vento e variações de maré, já para os mais experientes o local favorece um “drift dive”: mergulho a favor da corrente.
Ilha da Vitória – Saco do Hilário
GPS: 23º 44’ 35.82” S / 45º 01’ 22.68” W
Profundidade: 6 a 30 metros
Condições de fundeio: abrigado dos ventos de E, SE e S.
Características – o local é abrigado e o interessante aqui são as profundas e estreitas fendas verticais formadas pelas grandes rochas submersas. Há também uma reentrância no costão desde a superfície até o fundo parecendo uma gruta, onde os mais experientes podem brincar com o refluxo. Por entre as pedras, moréias, e no fundo de areia, arraias prego, são vistas com freqüência.
Ilha da Vitória – Saco do Paiá – Canto da Sereia
GPS: 23º 45’ 01.70” S / 45º 01’ 03.90” W
Profundidade: 5 a 23 metros
Condições de fundeio: abrigado dos ventos de SE e E.
Características – Restos de pequenas lanchas e embarcações de madeira perpetuam a lenda de que, marinheiros atraídos por um canto de sereia, se descuidavam das embarcações que acabavam soçobrando junto à costeira. Grandes pedras no costão e areia ao fundo abrigam cardumes de donzelas do rabo amarelo, cirurgiões azuis e sargentinhos.
Ilha da Vitória – Saco do Paiá – Escuninha
GPS: 23’ 45’ 16.90” S / 45º 01’ 00.80” W
Profundidade: 6 a 15 metros
Condições de fundeio: abrigado dos ventos de S, SE e E.
Características – espalhados pelo fundo de areia, estão os restos de uma pequena escuna que abriga ermitões, miriquitis e enormes ouriços, já nas tocas e fendas formadas pelo costão rochoso podem ser encontradas garoupas, peixes morcegos e dentões.
Ilha da Vitória – Saco do Paiá – Ponta das Arraias
GPS: 23º 45’ 23.70” S / 45º 01’ 05.30” W
Profundidade: 10 a 30 metros
Condições de fundeio: abrigado dos ventos de SE e E.
Características – é um dos melhores pontos da região. Seu costão é formado por grandes rochas sobrepostas e ao fundo areia, onde podem ser vistas raias prego, manteiga e chita alimentando-se ao sabor das correntes marinhas. Raias manta são raras, mas já foram avistadas no inverno por aqui. Este ponto favorece aos experientes, pois possibilita um “drift dive”, ou seja, mergulho a favor da corrente.
Ilha da Vitória – Saco do Funil
GPS: 23º 45’ 35.70” S / 45º 00’ 56.40” W
Profundidade: 8 a 40 metros
Condições de fundeio: somente com mar muito calmo.
Características – Situado no extremo sul da Ilha, tem um relevo variado, composto por uma parte mais plana de pedras e um paredão vertical, afastando-se da costeira, a profundidade aumenta abruptamente, ultrapassando os 40 metros. É recomendado a mergulhadores técnicos e avançados experientes, devido a grandes profundidades, refluxo e correntes marinhas.
Ilha da Vitória – Saco da Professora – Aquário
GPS: 23º 44’ 54.00” S / 45º 00’ 58.10” W
Profundidade: 5 a 10 metros
Condições de fundeio: abrigado dos ventos de SE, S e SW
Características – É uma baía abrigada, excelente para check-out de curso básico. O costão é recoberto por corais “baba-de-boi”, corais cérebro, gorgônias e esponjas coloridas. O fundo de areia lembra um aquário pela grande diversidade de peixes no local.
Ilha da Vitória – Saco da Professora – Gruta do Tesouro
GPS: 23º 45’ 09.20” S / 45º 00’ 59.50” W
Profundidade: 8 a 16 metros
Condições de fundeio: abrigado dos ventos de S e SW
Características – Na superfície, uma pequena gruta deu origem ao nome, o costão recortado forma tocas e passagens embaixo d’água agregando bastante vida marinha. No fundo arenoso, é comum a presença de raias prego e manteiga. As águas abrigadas fazem deste ponto um local para todos os níveis de certificação.
Ilha da Vitória – Saco da Professora – Ponta do Farol
GPS: 23º 44’ 52.00” S / 45º 00’ 38.60” W
Profundidade: 6 a 30 metros
Condições de fundeio: abrigado dos ventos de SE, S e SW
Características – o costão rochoso é repleto de tocas e fendas onde é comum a avistagem de borboletas bicudas, o fundo é de areia e está aos 18 metros, nadando em direção à ponta a profundidade aumenta para os 30 metros onde cardumes de passagem como xareús e enxadas podem ser vistos com freqüência. O mergulhador deve estar atento à possibilidade de refluxo e de fortes correntes marinhas.
lha da Vitória – Morro Alto
GPS: 23º 44’ 21.50” S / 45º 00’ 54.60” W
Profundidade: 8 a 25 metros
Condições de fundeio: abrigado dos ventos de S e SW.
Características – este é o ponto mais abrigado deste destino quando o sudoeste sopra forte, é uma costeira rochosa até os 15 metros e a partir daí aprofunda-se mais suavemente intercalando areia e pedras, presença constante de jaguareças, budiões e frades.
Ilha dos Pescadores – Pedra das Tartarugas
GPS: 23º 44’ 03.20” S / 45º 01’ 18.30” W
Profundidade: 4 a 25 metros
Condições de fundeio: abrigado dos ventos de SE e S
Características – na face norte da Ilha há uma pequena reentrância na costeira onde vemos uma grande pedra aflorada, a parte submersa desta pedra é recoberta de algas atraindo muitas tartarugas, daí o nome. Até aproximadamente os 10 metros o fundo é formado por um cascalho onde habitam polvos, moréias e crustáceos. A partir daí a profundidade aumenta e o cascalho dá lugar a areia. Nadando-se mais ao fundo pode ser encontrado um parcel formado por grandes rochas abrigando abundante vida marinha.
Ilhote das Cabras – Face Norte
GPS: 23º 44’ 11.40” S / 45º 01’ 51.80” W
Profundidade: 8 a 52 metros
Condições de fundeio: abrigado dos ventos de SE e S.
Características – este ponto possui um relevo bem variado. Nadando-se a nordeste constata-se um declive bastante acentuado encontrando areia aos 18 metros, seguindo em direção a Ilha dos Pescadores encontramos no meio da passagem entre as ilhas a profundidade de 52 metros. Já a sudoeste grandes pedras espalham-se por uma vasta área com profundidade praticamente constante na faixa dos 15 metros. É um dos melhores pontos do arquipélago, porém exige atenção devido a fortes correntes marinhas e prática em navegação subaquática, portanto indicado para mergulhadores experientes.
Ilhote das Cabras – Face Sul
GPS: 23º 44’ 19.90” S / 45º 01’ 55.90” W
Profundidade: 8 a 35 metros
Condições de fundeio: somente com mar muito calmo
Características – o mergulho se inicia próximo a costeira aos 5 metros e à medida que se distancia desta, a profundidade aumenta abruptamente até os 35 metros onde são encontradas grandes rochas formando paredões submersos e desfiladeiros, o fundo rochoso abriga badejos, garoupas e raias. A presença de correntes marinhas, refluxos e grandes profundidades exigem níveis de certificação mais elevados.